Durante a infância são inúmeros os mecanismos que fazem as crianças compreenderem o mundo que as cerca, construir o pensamento e desenvolver a capacidade de se expressar. Principalmente, nos primeiros anos, este processo é essencialmente prático, elas identificam a importância de se expressar ao se movimentar, pegar objetos e perceber que podem interferir na realidade.
O desenvolvimento e potencialização destas habilidades são contempladas nas Artes Plásticas, pois elas possibilitam essa interação com o mundo estimulando a criança a expressar o seu pensamento motivada pelo resultado final, seja ele um desenho, uma pintura, ou qualquer outra peça artística. Ao observar sua própria criação, a criança desenvolve sua personalidade e sua autoestima.
Nas aulas de Artes, as crianças trabalham de forma individual ou em grupo com os mais variados tipos de materiais, como: lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas e carimbos. Interagem com diferentes meios como: tintas, água, areia, terra e argila. Por fim, aplicam suas criações em diversas plataformas como: jornais, papelão, papéis, paredes, chão, caixas e madeiras. Sempre supervisionadas por profissionais especializados.
Com esses recursos elas aprendem a se expressar exercitando sua imaginação e criatividade, explorando com o cuidado e técnicas apropriadas os materiais utilizados. Essas atividades, também, enaltecem a importância da reciclagem visando à importância de ressignificar os elementos.